Chitãozinho & Xororó: a dupla que abriu as portas das rádios FM para a música sertaneja, no início da década de 80

Chitãozinho & Xororó: a dupla que abriu as portas das rádios FM para a música sertaneja, no início da década de 80

Chitãozinho & Xororó são recordistas em vendas de discos no Brasil: eles venderam mais de 37 milhões de álbuns e ganharam quatro prêmios Grammy Latino. São tidos como a dupla que abriu as portas das rádios FM para a música sertaneja, no início da década de 1980.

Chitãozinho & Xororó foram creditados por introduzir a música sertaneja nos veículos de massa do Brasil numa época em que o gênero tinha pouco espaço nas rádios e televisão. Eles são recordistas em vendas de discos no Brasil, com mais de 37 milhões de CDs e DVDs vendidos. A dupla também se tornou conhecida por modernizar a música sertaneja, introduzindo instrumentos como a guitarra elétrica e o banjo em seus álbuns. De acordo com uma pesquisa feita pela Karaoke World Championships Brasil em 2017, sua canção “Evidências” era a faixa mais executada em karaokês do País. O cantor e compositor José Augusto, que compôs a faixa, comentou o sucesso dela dizendo que “Evidências foi a loteria, ninguém esperava. Os primeiros produtores que ouviram disseram que não era legal. A gente jamais imaginou que [a música] pudesse ultrapassar o tempo, e as fronteiras, ser gravada em Espanhol…” Diversos artistas reconheceram o impacto da dupla, tanto na música sertaneja como na música brasileira de forma geral.

“[Chitãozinho & Xororó] foram os primeiros a mostrar um tipo de expressão que o grande Brasil não conhecia. A música brasileira tem que reverenciar Chitãozinho & Xororó. Foram os primeiros a colocar a canção sertaneja na Billboard, nas rádios FM, em todos os programas de TV e vender milhões.”
–Lenine

“Não dá para escrever um livro sobre a música popular brasileira sem que seja dedicado um grande capítulo a Chitãozinho & Xororó.”
–Zezé di Camargo

“Há várias fases pelas quais passou a música sertaneja, e dentro desse contexto existem duplas fundamentais para essas mudanças. Chitãozinho & Xororó estão inseridos em duas dessas fases. Primeiro com 60 Dias Apaixonado, que influenciou várias duplas. Depois, se reinventando com “Fio de Cabelo”, que provocou uma renovação tão forte, que os reflexos são sentidos até hoje.”
–Victor Chaves

“Chitãozinho & Xororó são da maior importância na nossa música pela beleza e pela qualidade do que fazem. A combinação de suas vozes resulta em um som muito bonito e bastante agradável, com uma interpretação e um estilo de grande personalidade. Além de tudo, são respeitadíssimos pelos colegas e pelo público.”
–Roberto Carlos

Fonte: Reprodução Wikipedia

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *