Alegrete apresenta proposta para ofertar serviços de oncologia

Alegrete apresenta proposta para ofertar serviços de oncologia

O prefeito Márcio Amaral e gestores do Hospital Santa Casa – estiveram em reunião na última quinta-feira (7) com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar, entre outros assuntos, da ampliação dos serviços de oncologia na região da Campanha. “Esta é uma demanda que está reprimida, há casos em que usuários levam quatro meses para ter a primeira consulta”, disse o prefeito. Uruguaiana, que é referência, não está dando conta, acrescentou.

“Não queremos problemas, mas achar solução e não podemos perder a oportunidade de descentralizar serviços em uma região onde a incidência de câncer de mama, por exemplo, é muito alta”, observou. O diretor-geral da Santa Casa, João Alberto Pereira, ressaltou que o fator tempo, em oncologia, é muito importante para a cura e o hospital possui uma estrutura que pode atender aos usuários com tranquilidade.

A secretária Arita informou à comitiva de Alegrete estar encaminhando o Plano Estadual de Oncologia para o Ministério da Saúde. “Semana que vem, iremos a Brasília para habilitar serviços oncológicos pelo SUS”. Conforme ela, esta é uma ação importante, pois há muitas regiões no Estado com demanda reprimida. Arita solicitou que a proposta seja formalizada junto à 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS) para dar início à negociação.

O prefeito Márcio Amaral considerou a reunião positiva. “Além de dar encaminhamento a nossa solicitação, a secretária demonstrou apoiar nossa proposta de redistribuição de um serviço tão importante para a nossa região”.

Fonte: Secretaria da Saúde/RS

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *